Resultado do ENEM 2013 será utilizado na avaliação do ensino médio: Em entrevista concedida no dia 21 de agosto deste ano (2012), Aloízio Mercadante, ministro da Educação, disse que o MEC (Ministério da Educação) irá alterar a maneira de avaliar o ensino médio no Brasil.
A avaliação atual é feita de dois em dois anos, fundamentada em resultados obtidos na Prova Brasil, que é a base de dados utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado do IDEB 2012 foi divulgado recentemente, baseado em dados de 2011, e revelou grande estagnação do aprendizado dos alunos de ensino médio.
Durante os anos de 2009 e 2011 a média do ensino médio em escolas públicas brasileiras parou nos 3,4 pontos. Uma das maiores preocupações é que, no mesmo período, esta pontuação caiu em dez estados: Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia. Além destes, outros sete estados ficaram abaixo da média.
Em sua entrevista, Aloízio Mercadante assegurou que a Prova Brasil não é o meio mais eficaz para fazer a avaliação, pois os dados são baseados em uma faixa relativamente pequena de estudantes. O Ministro argumentou que somente 70 mil pessoas fizeram a Prova Brasil, dentro de um universo de 8 milhões de alunos. Enquanto isso, o ENEM avaliou cerca de 1,5 milhão de estudantes do ensino médio.
Os últimos dados do IDEB relataram que outro grande problema está no índice de reprovação, que chega a 20 e 30% durante as séries finais. No entanto, os índices obtidos através do ENEM são melhores. O grande exemplo disto é a média dos estudantes da rede pública nas disciplinas de português e matemática. Na primeira, a média cresceu de 477,9 pontos para 503,7 pontos. Já na segunda, a evolução foi de 477,1 para 492,9 pontos. Tais comparações foram feitas entre o resultado do ENEM, de 2009 a 2011.
Apesar de os números do Exame Nacional do Ensino Médio serem melhores do que os da Prova Brasil, o ministro da Educação negou que a troca do método de avaliação seja por causa dos resultados. Segundo ele, “a Prova Brasil o aluno faz como um teste. Já o Enem, o estudante faz como uma prova decisiva. Dá o melhor de si”.
A substituição irá ocorrer a partir do Enem 2013. O MEC já pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) um estudo para que, na substituição de metodologia, não se perca os dados já obtidos anteriormente, a fim de que continue a análise da evolução e do cumprimento ou não das metas de melhoria.
Resultado do ENEM 2013 será utilizado na Avaliação do Ensino Médio,Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.
PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!
{ 7 comments… read them below or add one }
eu tenho o ensino medio incompleto e faço á mesma pergunta com qual pontuação no enem 2013 preciso pra ser equivalente ao ensino medio e se é possivel agradeço desde já e aguardo á resposta.
Responder
Olá, eu completei meu ensino fundamental, mas o ensino médio ainda não. Tenho 21 anos, e gostaria de saber, se com a prova do enem eu concluo o ensino médio? Aguardo e agradeço desde ja!
Responder
olá,tenho 42 anos e gostaria de saber, se posso fazer , a prova do enem para concluir o ensino médio ,e com essa mesma nota consigo entrar numa faculdade?
Responder
com quantos anos pode fazer a prova do Enem ?
Responder
A consequência de o resultado do Enem ser melhor que da Prova Brasil,deve-se ao fato de estudarmos muito mais para uma prova que define nossa faculdade!!Sem contar que para o enem muitos fazem pré-vestibular,porque a educação escolar não ajuda em muita coisa….
Responder
Vou fazer o Enem em novembro não conclui o ensino médio falta o ano de 2013, completo 16 anos em novembro de 2012 posso usar a nota o Enem caso obtenha uma ótima nota, e iniciar a faculdade ou não tenho esta opção só após concluir o ensino médio aguardo uma resposta.
Obrigada
Responder
eu tenho o ensino fundamental imcompleto parei no quarto bimestre da oitava serie, eu posso fazer o enem para concluir o ensino medio,desde ja agradeço a atençao
Responder