Mais uma novidade sobre o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2013 foi divulgada durante a última semana de janeiro: o ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmou que está estudando a possibilidade de cobrar a taxa de inscrição dos estudantes que não comparecerem nos dias de aplicação das provas.
A cobrança da taxa de inscrição do Enem 2013 para os estudantes faltosos aconteceria, obviamente, somente para aqueles que fazem o exame de graça, que são os alunos de escolas da rede pública no último ano do ensino médio, que recebem isenção automática, e também aqueles que declaram carência e solicitam a isenção no ato da inscrição.
A cobrança da taxa, que tem um valor de R$ 35,00, aconteceria nos exames seguintes. O ministro disse que o a ideia é dar ao estudante um prazo para explicar e justificar sua ausência. Caso o estudante não justifique sua falta no Exame, perde o direito à gratuidade no próximo Enem.
Nos últimos anos o número de inscritos tem crescido, mas a abstenção também é cada vez maior, gerando gastos desnecessários aos cofres públicos, o que preocupa Mercadante. No Enem 2012, por exemplo, a abstenção foi de 27,9%, percentual que corresponde a um milhão e meio de estudantes, aproximadamente. De acordo com o Ministério da Educação o custo com os faltosos no exame foi de R$ 90,4 milhões.
Em 2012 o Enem recebeu inscrições de 5.791.290 candidatos, mas somente 1.761.533 pagaram a inscrição. Os outros 4.029.757 (correspondente a 69,6%) receberam isenção do pagamento da taxa. Este alto nível de abstenção é um dos argumentos utilizados por Mercadante para descartar duas aplicações do Enem em 2013.
Inscrições Enem 2013
As inscrições do Enem 2013 estão previstas para maio e junho. Para se inscrever será necessário acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.
Não haverá mudanças na estrutura das provas em relação à última edição. Porém, os estudantes devem ficar atentos, pois o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será cobrado nas provas do Enem 2013.
Outra novidade que deve ser observada pelos estudantes é a possibilidade de o exame ser obrigatório para estudantes que estejam cursando o ensino médio.
Em breve traremos mais novidades sobre o Enem 2013. Aguardem!
Enem 2013: Estudantes faltosos perderão direito a Isenção de Taxa de Inscrição,Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.
PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!
{ 7 comments… read them below or add one }
Eu fiz a incrição do ENEM mais nao paguei a taxa no dia 29/05 como eu faço agora?
alguem pod ajuda?
Responder
valeu
Responder
quero fazer a inscriçaoDO ENEM 2013
Responder
Estou muito atrasado na escolaridade ( 2 anos ), o ENEM é a minha oportunidade de conclusão e ponta pé inicial da minha carreira profissional.
Como eu faço a inscrição?
Responder
Boa noite!
Observei algumas alterações p a aplicação d Enem 2013,dentre elas punição pa ausência de candidatos q fizeram a inscricao .
Eu por exemplo faço parte da estatitica “alunos c isenção de taxa q não compareceram”Epa!!!Eu tentei diversas vezes contato c a instituição p mudar local de prova…e numa tentativa frustrante terminei por ñ comparecer ao local devido mudança de endereço domociliar .Antes de tentar rever a punição p os ditos”faltosos”será muito bem empregado o porque?!E mais ainda um sistema q congestiona …ninguém opera e mais…uma rede de comunicação…caótica,lembrado e confirmado a véspera do prazo de inscricao.É direito meu de cidadão comum…democracia se faz com clareza e antes de punir faça_o juiz primeiro.Não compareceram é direito avalanche.Dito e ponto final .Ava simples assim!!!
Responder
para facudade
Responder
quero fazer o enem sem falta,pois precizo concluir meus estudos.por favor ajudem-me,obrigada
Responder
{ 1 trackback }